Grupo de Trabalho de Recursos Humanos do Sindustrigo debate questões trabalhistas

Representantes dos moinhos associados ao Sindustrigo se reuniram, na manhã de 29 de novembro, para uma  reunião do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos do Sindustrigo, na sede do Sindicato, em São Paulo (SP).

O grupo tem como finalidade manter os profissionais de recursos humanos atualizados sobre temas que impactam suas atividades, além de promover a troca de experiências práticas.

Na ocasião os participantes puderam acompanhar duas palestras sobre temas atuais e que fazem parte da rotina de trabalho das empresas.

A analista de projetos da FIESP. Dynamene Fernandes, abriu o encontro com o tema "Gestão do FAP – Fator Acidentário de Prevenção". "O FAP é o único meio de reduzir a tributação aplicada sobre a folha de pagamento das empresas. Ele varia de 0,5 a 2,0 e, com isso, pode tanto diminuir pela metade quanto dobrar a contribuição previdenciária (antigo SAT). Com a Central de Inteligência, a Fiesp, por meio do DEPAR (Departamento de Ação Regional), disponibiliza às indústrias um serviço de gestão que analisa os dados previdenciários, apurando eventuais inconsistências de modo a garantir que o recolhimento seja correto.', explica.

A apresentação foi importante para esclarecer a dúvida dos presentes que puderam conhecer o Manual Prático Para Contestação – FAP-RAT.

LGPD

A segunda palestra da manhã teve como tema central a "Segurança Digital na LGPD', que foi ministrada pelo professor Josmar Giovannini Junior , da Conformidados.

Na apresentação, ele destacou alguns pontos de relevância da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), além de um resumo geral sobre o assunto. Foram abordados também alguns cuidados e pontos de importância que devem ser acompanhados de perto pelos gestores, destacando os impactos que a lei vai gerar aos processos internos e externos da empresa.

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar quais são os requisitos legais da LGPD e como eles irão afetar a todas as empresas. Isto é uma questão importante uma vez que a lei será aplicada a todo o mercado, independente do tamanho da empresa e do segmento que atue”, pontua Josmar.