Notícias do Sindustrigo

GT do Controle da Qualidade discute o uso da inteligência artificial no setor de alimentos

 A primeira reunião on-line de 2025, do Grupo Técnico do Controle da Qualidade, do Sindustrigo, foi realizada na manhã de 23 de maio e teve como tema central ‘A inteligência artificial no controle da qualidade e no desenvolvimento de produtos’.  


O assunto foi explanado pela biomédica e coordenadora de relacionamento com a indústria, Viviane Cremaschi, e pela engenheira de alimentos e consultora em tecnologia, Cristina Pascual, ambas do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas. Posteriormente, a pauta também foi discutida pelos membros do grupo. 


Segundo as especialistas, a inteligência artificial representa uma evolução significativa em relação aos sistemas automatizados tradicionais (que seguem regras fixas), já que a IA tem a capacidade de aprender continuamente com dados, melhorar com a experiência e se adaptar a novas situações, sem a necessidade de reprogramação constante.  


Ao longo da palestra, Viviane e Cristina explicaram que a implementação de IA no controle de qualidade proporciona uma análise mais rápida, precisa e consistente, reduzindo a variabilidade e aumentando a confiabilidade dos resultados. Quanto ao auxílio da IA no desenvolvimento de produtos, elas afirmaram que permite explorar um número maior de possibilidades e combinações, acelerando o processo de inovações e aumentando as chances de sucesso no mercado. 


No entanto, para que tudo isso seja possível, as profissionais enfatizaram a importância do conhecimento e do trabalho humano, inclusive para dar o prompt ou comando mais adequado e, posteriormente, conferir se as informações trazidas pela IA são realmente corretas.  


Após a discussão desse tema, o grupo também analisou os dados coletados de lotes do trigo paulista da safra 2024/2025, cujo objetivo é acompanhar por meio de análises periódicas a qualidade do grão ao longo das safras. 


COMPARTILHE: