I Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo reúne indústria e produtores na Capital

Realizado pelo Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), em parceria com o Senai Alimentos, o I Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo - trigo paulista do campo à mesa, reuniu representantes da indústria de moagem, produtores, cooperativas e representantes do Governo Estadual no dia 23 de março, em São Paulo.

A palestra de abertura abordou a produção e comercialização do trigo no território paulista e foi seguida de workshops sobre a análise do trigo, diferenciação de tipos de farinha, além de painéis com Antônio Saú Rodriguez, representante do Sampapão, e com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Paes e Bolos Industrializados (Abimapi), Claudio Zanão.

Cerca de 50 pessoas acompanharam as atividades. Dentre os participantes estavam moinhos, produtores, cooperativas, entidades representativas, comerciantes e representantes do Governo Estadual.

"Para nós é muito gratificante realizar este encontro onde estão reunidos profissionais que geram empregos e renda e que levam comida para a mesa das famílias brasileiras. A ideia do Sindustrigo sempre foi unir todos os segmentos da cadeia do trigo e o evento de hoje fortalece essas relações e promove conhecimento. Se o campo não vai bem, a farinha não tem qualidade e, por sua vez, os produtos não ficam bons e o consumidor não os compra. Ou seja, é um problema de todos", destacou Christian Saigh, presidente do Sindustrigo.

"Este evento vem coroar todo o trabalho de conscientização que tem sido feito na Câmara Setorial com os produtores. O trigo não é mais uma commoditie. Trigo é um produto, por que não dizer, gourmet? É a semente certa, plantada do jeito correto que vai atender toda a demanda da indústria quanto à cor, textura e qualidade. Então, o diálogo promovido aqui hoje entre produtor, indústria e escola é essencial para o crescimento da cadeia como um todo", destacou Alberto Amorim, coordenador das câmaras setoriais de São Paulo.

Rogério Shimura, diretor da Levain Escola de Panificação, parabenizou a realização do evento. "Como eu sempre digo para os meus alunos: conhecimento é um bem adquirido que ninguém pode tirar de você. Hoje tivemos contato com dados que normalmente ficam com os sindicatos e associações e que agora serão levados aos alunos. Dessa forma, estamos preparando os futuros empreendedores", disse Shimura.