Entender o cen" />

II Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo debate perspectivas econômicas e mercado agrícola para a Safra 17/18

Entender o cenário atual da produção agrícola e também da economia global foi um dos destaques do II Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo, promovido na última sexta-feira, 23/06, pelo Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), na sede da Fiesp, em São Paulo (SP).

A segunda palestra do evento foi ministrada pelo membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp e sócio da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, que destacou em sua apresentação as perspectivas econômicas e mercados agrícolas para a safra 17/18, tendo em vista as instabilidades políticas, climáticas e econômicas e como cada mudança influencia o mercado de grãos.

"O mercado agrícola, como um todo, é influenciado por diversos fatores, como câmbio, demanda e clima, que regem os preços e os estoques de todo o mundo. Hoje enfrentamos um cenário climático de neutralidade, sem muitas perspectivas de grandes mudanças meteorológicas que possam alterar as projeções de safra. Os estoques estão altos, o que diferencia o cenário deste ano com o de 2016, quando passamos por um momento de baixa oferta do milho e da soja. Outro fator que pode impactar é a recessão vivida pelo país, gerada pelas incertezas políticas e econômicas, o que reflete diretamente no câmbio e no preço de venda das commodities", ressalta Alexandre.

Em sua palestra, Alexandre não se mostrou muito otimista quanto uma possível melhora no preço de venda do trigo brasileiro para esse ano. "O mercado tem sido abastecido por anos de safras muito boas, com uma mudança significativa do eixo do trigo para a Ásia e, mais especificamente para esse ano, a volta da Argentina como grande fornecedora e concorrente do trigo nacional. Esse mercado de oferta excessiva acaba pressionando o trigo brasileiro, pois o preço externo se torna mais atrativo. Pessoalmente não consigo ver com muito otimismo uma possível alta nos preços", afirma.

O evento ainda contou com mais duas palestras sobre o mercado. A primeira, que antecedeu a apresentação de Alexandre, teve como tema central "Tendências de Consumo - Alimentos Integrais", ministrada pela Marketing do grupo Bimbo Brasil, Bruna Tedesco.  O terceiro painel terá como tema "Conjuntura Mercadológica do Trigo", ministrado pelo Executivo do Negócio do Trigo pela Bunge, Edson Csipai.