Notícias do Sindustrigo

Importância da análise de Micotoxinas em amostras foi tema da reunião do Grupo da Qualidade

Representantes dos moinhos associados ao Sindustrigo se reuniram, no dia 25 de março, para o primeiro encontro do ano do Grupo Técnico do Controle da Qualidade. Ao longo da manhã os participantes acompanharam a apresentação da Química Industrial, Jussara Sibinelli, da Globalfood e Stabi, que falou sobre a importância da amostragem para análise de Micotoxinas.

“Esse é um assunto ainda novo para as empresas, por isso é importante promover essa troca de informações e tecnologias para que possam conseguir as melhores práticas na realização dos testes de Micotoxinas”, destacou a palestrante, que possui MBA em Inteligência de Mercado com ênfase no Agronegócio e acumula 10 anos de experiência na área de Micotoxinas em empresas líderes do ramo.

Após apresentar os problemas e perdas causadas pelas toxinas no grão e, principalmente na saúde humana, Jussara reforçou a importância das análises para atender a legislação vigente e oferecer qualidade ao consumidor. Dentre os cuidados que podem minimizar os riscos, principalmente na farinha de trigo está a utilização de cultivares resistentes à colonização fungica, colheita e estocagem apropriada, controle de insetos, roedores, atenção para a temperatura, umidade e para o tempo de estocagem do grão.

Após a fase de campo do trigo, quando ele chega na empresa, começam os problemas internos. “A distribuição da contaminação não é uniforme na carga, ou seja, é importante investir em tecnologias que foquem na análise das Micotoxinas, de forma especial”, reforçou ela.

Ao final da sua palestra, Jussara apresentou um exemplo de análise e de curvas de análises que atendem as exigências do mercado. “Existem muitas formulas e sistemas no mercado, mas é importante ressaltar que o método implantado deve atender as necessidades de cada um dos moinhos, por isso é importante cobrar das empresas praticidade, tempo, robustez, confiabilidade, enfim, pontos que garantam o resultado esperado de acordo com o que a empresa precisa para seus processos”, finalizou ela.


COMPARTILHE: