Livro desmente mitos sobre o glúten

Lançado em setembro desse ano, no XXII Congresso Internacional do Trigo, o livro "A mentira do glúten e outros mitos sobre o que você come", cujo autor é Alan Levinovitz, americano e PHd pela Universidade de Stanford, convida os leitores a uma reflexão sobre os hábitos alimentares e as dietas rígidas. Além de desmitificar alguns mitos e crenças que criaram modismos alimentares e são difundidos pela sociedade, nutricionistas, profissionais da área fitness e até médicos.

O livro dedica quase 40 páginas à questão do glúten e à doença celíaca. Nesse espaço, o autor narra como amiga, considerada celíaca, foi tratada pela indústria e comunidade médica norte-americanas e conta casos verídicos de erro no diagnóstico. "Está na hora desses falsos profetas serem expostos como o que realmente são para que as pessoas possam os ignorar. Só então compreenderemos a verdade sobre o glúten e ficaremos livres para tomar decisões alimentares com base em dados científicos", escreve Levinovitz  (p.32-33).

Segundo Levinovitz, a cultura de dietas restritivas pode se tornar estressante e, em casos extremos, levar a distúrbios alimentares. "Você não é o que você come. Você é como você come", defende o autor que também discute em sua obra mitos relacionados ao consumo de sal, açúcar, gordura, carboidratos e o glúten: o vilão do momento.

Confira entrevista com o autor durante o XXII Congresso Internacional do Trigo, realizado pela Abitrigo: https://www.youtube.com/watch?v=gX6zlHAEC9A