Mercado de alimentos integrais é destaque no II Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo

A cadeia do trigo se reuniu na última sexta-feira(23/6) para o II Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo, organizado pelo Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), na sede da Fiesp, em São Paulo (SP). O evento teve como objetivo principal integrar o setor produtivo e promover o conhecimento, abordou em três painéis aspectos relacionados ao mercado em geral, agrícola e tendências de consumo.

A primeira palestra foi ministrada pela executiva de Marketing do grupo Bimbo Brasil, Bruna Tedesco, que apresentou um panorama atualizado do mercado de alimentos integrais no país, destacando as mudanças de comportamento do consumidor, principalmente, em relação às exigências quanto à saudabilidade dos produtos.

"Com o passar dos anos, os consumidores brasileiros se tornaram mais exigentes quanto à qualidade e diversidade dos produtos oferecidos ao mercado. O termo integral passou a ser associado a saúde e, por essa razão, assistimos um crescimento que levou as indústrias a se movimentar para que os produtos se tornem mais acessíveis a todos", explica Bruna. Segundo a executiva, na visão do consumidor, ter uma opção integral em seu portfólio é o mínimo que a indústria deve oferecer ao mercado.

"Somos desafiados a buscar, diariamente, novas opções de produtos que levem o selo integral, mas que ofereçam algo a mais para que o produto se torne mais saudável e atrativo. No passado tínhamos a tendência do 'menos', em que se destacavam nos rótulos características como redução de gordura ou açúcar. Hoje optamos por destacar o que o produto acrescenta ao consumidor, como mais fibras ou ser mais nutritivo. Esta é uma mudança significativa do mercado brasileiro", destaca.

Mais duas foram ministradas aos presentes com os temas "Perspectivas Econômicas e Mercados Agrícolas - 2017/2018", apresentado pelo membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp e sócio da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros Filho e "Conjuntura Mercadológica do Trigo", ministrado pelo Executivo do Negócio do Trigo pela Bunge, Edson Csipai.