Notícias do Sindustrigo

O uso de tecnologia na produção da farinha de trigo e o processo de moagem na produção de integral foram temas de palestra online

O Sindustrigo, em parceria com a empresa Sangati, promoveram na manhã da sexta-feira, 13 de agosto, uma palestra online, que abordou o uso de tecnologia na produção de farinha de trigo e o processo de moagem para a produção de farinha integral, visando levar informações sobre as tecnologias existentes no mercado, que oferecem maior eficiência aos processos dos moinhos de trigo.

 

Na abertura do evento, o presidente do Sindustrigo, Valnei Origuela, destacou a importância do papel do moleiro no processo de moagem do trigo e para o negócio como um todo. “O moleiro é uma das funções de maior importância para o nosso negócio, pois ele é quem fica atento ao bom e correto funcionamento dos maquinários, garantindo assim o andamento do processo mais importante da atividade moageira”, destacou.

 

O gerente Comercial da Sangati, Rogério Cintra iniciou as palestras do evento destacando uso de tecnologia na produção de farinha de trigo. “Cada vez mais os moinhos brasileiros buscam alternativas tecnológicas que agreguem valor aos seus produtos”, afirmou na abertura.

 

Cintra seguiu sua apresentação destacando a evolução dos moinhos ao longo dos anos, que saiu de um cenário de poucas ou nenhuma restrição para qualidade para um mercado que busca eficiência e eficácia na diferenciação da farinha, por meio da customização. “Eu costumo dizer que os moinhos vendem cada vez mais serviços e menos produtos, com a comercialização das misturas existentes em seus portfólios”.

 

Nesse contexto, ele apresentou aos participantes as tecnologias e soluções da Sangati para a produção de misturas e micro dosadores automáticos para farinha. “Baseamos nosso trabalho em ouvir os moinhos e entender suas necessidades. A partir delas, buscamos oferecer o maquinário adequado para atender as demandas e garantam ganhos aos nossos clientes”, ressalta Cintra.

 

Outro destaque da palestra foi a automação, apresentada por Cintra e que oferece melhor controle e segurança ao processo de produção. “Investir em automação é ter o controle total do processo, da produção (fluxos e volumes), dos riscos e falhas, além da garantia da rastreabilidade do processo e produto, segurança alimentar – controle de riscos e uma melhor eficiência do processo”, enfatizou.

 

Fabricação de farinha de trigo integral

 

A palestra abordou, também, os processos de fabricação da farinha integral, visto que este é um mercado importante e que apresenta tendência de crescimento, devido ao valor nutricional e de saudabilidade do alimento.

 

Cintra explicou que, atualmente, busca-se melhorar o trigo e os processos de moagem, para que se tenha uma melhor diferenciação nas farinhas e nos produtos finais às quais elas são destinadas. “A tendência atual dos moinhos é apresentar o sistema de moagem ligado ao sistema de misturas, possibilitando, assim, um alto nível de especialização do moinho”.

 

Para a fabricação de farinha de trigo integral, foram apresentados três tipos de processos: moagem de pedra, moinho martelo e moagem em rolos. Cada uma dessas técnicas produz farinhas com características e propriedades distintas. “A moagem de pedra, por exemplo, é a mais atrativa ao mercado europeu, pois ela mantém as propriedades de saudabilidade do trigo, produzindo farinhas consideradas mais naturais”, ressalta Cintra.

 

A peneiração da farinha é outro processo fundamental, principalmente no sentido de atender as exigências de segurança alimentar. Para isso, o Gerente Comercial da Sangati recomendou o uso de plansifters (peneiras) de alta eficiência feitas de polímeros altamente resistentes. “Dessa forma, o material em contato com a farinha não exerce influência sobre a qualidade do produto e atende-se às normas de segurança alimentar”, finaliza Rogério Cintra.  

 

Confira a palestra na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=y4kMCFF7aXk


COMPARTILHE: