Parceria entre Sindustrigo e Senai oferece curso de qualificação na área da panificação

Desde o ano passado, o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) tem realizado, em parceria com o Senai, cursos e workshops para promover a qualificação da mão de obra do setor da panificação. Na última quarta-feira (20), mais uma turma terminou o curso "Qualidade do pão francês" ministrado na unidade do Senai Alimentos, no bairro da Barra Funda. Doze profissionais indicados pelo moinho Anaconda participaram do curso e destacaram os pontos positivos.

"Eu aprendi a fazer pão com o meu pai e desde então trabalho no setor. Foi bom participar do curso para aperfeiçoar as técnicas e também me atualizar sobre as novidades. Mesmo há tanto tempo trabalhando com isso sempre temos algo para aprender", disse Sávio Fialho Ferreira, que trabalha há 20 anos na área da panificação.

Outras datas já estão agendadas para os moinhos Ocrim, Santa Clara, Nita, Guaçu-mirim e Hortolândia que são associados ao Sindustrigo. O Sindicato acredita que investir nos profissionais do setor da panificação é uma forma de melhorar constantemente a qualidade dos produtos e do serviço oferecidos ao cliente. A estimativa é de que aproximadamente 100 padeiros e/ou assistente participem do curso.

Para Reginalda Viriato Gomes, o certificado emitido ao final do curso também é um diferencial. "Acrescenta ao currículo mais uma qualificação. Não é só saber fazer. O conhecimento técnico é importante também", afirmou.

Curso "Qualidade do pão francês"

Durante as aulas os participantes debatem sobre as características que definem o pão francês, a importância da qualidade dos ingredientes e os aspectos de segurança no manuseio dos equipamentos. Além disso, aprendem dicas para o planejamento da produção/fornada e parâmetros para avaliar o produto final.

No último dia do curso os alunos executam todas as etapas do preparo do pão sob a orientação de um professor (a) do Senai em uma cozinha industrial. Esse processo é importante, pois há troca de conhecimento entre eles e adequação das práticas diárias. "O principal benefício deste curso é a troca de informações entre os participantes e nós professores. Muitos trabalham há anos no setor, mas não possuem formação técnica. Adotamos uma didática e uma linguagem que seja acessível a todos para garantir o aprendizado", destacou Camila Sacario Jassé professora do curso.

Os requisitos mínimos para participar são: ter mais de 18 anos, Nível Fundamental concluído e experiência profissional como padeiro. Além disso, é obrigatório ser indicado por algum moinho associados ao Sindustrigo. Para mais informações entre em contato com o Sindustrigo pelo telefone (11) 3168.9900 ou sindustrigo@sinsdustrigo.com.br.