Reunião do Grupo Técnico do Controle da Qualidade aprova iniciativa de avaliação da qualidade do trigo paulista

Encontro promovido pelo Sindustrigo também contou com palestra sobre fermentação, ministrada por profissionais da Eurogerm

A terceira reunião do Grupo Técnico do Controle da Qualidade do Sindustrigo em 2023 foi realizada no dia 1 de setembro e contou com a participação de representantes dos moinhos associados para uma palestra sobre o universo da fermentação, além da discussão da formação de um grupo temático que avaliará a qualidade do trigo paulista.

O encontro foi uma oportunidade para que os associados aprovassem a criação de um grupo temático, cuja função é determinar a qualidade do trigo produzido no estado. Para isso, os membros estabelecerão parâmetros claros e simples, de forma a gerar mais dados e melhorar o processo produtivo como um todo, desde o campo até a indústria.

O Presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, Ruy Zanardi, trouxe ao Sindicato essa demanda, que foi apontada durante as últimas reuniões da Câmara como uma medida necessária para a evolução da cadeia produtiva em termos de qualidade, acompanhando a tendência de crescimento quantitativo do trigo paulista.

Conhecendo a fermentação

Para falar sobre fermentação, seus detalhes e como ela se relaciona com a farinha de trigo, os profissionais Maurício Sandri e Michele Correa, da Eurogerm, foram convidados pelo Sindicato a apresentarem as novidades sobre esse tema, explicando a importância de se entender o impacto de todo o processo de fermentação para o sucesso de um negócio.

Além disso, eles diferenciaram os tipos de fermentação (tradicional, biomassa e de precisão) e trouxeram o exemplo das farinhas fermentadas, que são utilizadas para produzir os mesmos efeitos tecnológicos que as enzimas possuem durante a confecção de pães.