Reunião pediu revisão da estimativa de safra do trigo divulgada pela Conab

No dia 11 junho, o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) realizou uma reunião com o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) - regional de São Paulo, Alfredo Luiz Brienza Coli, para entendimento e revisão da projeção paulista da safra de trigo 2015/2016 divulgada recentemente por este órgão. Segundo levantamento, os números estão muito abaixo dos dados apontados pelo IBGE e pelo Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA).

Os números apresentados pelo IEA (fevereiro/2015) indicam a produção de 240 mil toneladas de trigo; o IBGE, de 236 mil toneladas. A Conab, por sua vez, divulgou 155 mil toneladas em maio de 2015, ou seja, cerca de 35% abaixo da projeção feita pelos dois Institutos.

Diante dessa diferença expressiva, a Conab-regional de São Paulo, propôs o envio de um ofício para sua sede, em Brasília, solicitando a revisão do valor da estimativa de safra paulista. A correção é importante para os produtores, cooperativas, indústrias e Sindicato, que se baseiam nos índices para criar estratégias de compra e venda, além de servir de referência para toda a cadeia produtiva.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara Setorial do Trigo, Nelson Montagna; o gerente de desenvolvimento do Gedes (Conab), Luiz Alberto Martins; a analista de operações, Marizete Belloli, e a secretária executiva do Sindustrigo, Cristina Alves.