Secretário de Agricultura e Abastecimento se reúne com presidente do Sindustrigo

Em 9 de fevereiro o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Calil Pereira Jardim, recebeu o presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), Christian Saigh, o presidente da Câmara Setorial do Trigo, Nelson Montagna, e os representantes das empresas Bunge, Claudemir Toschi, e da Correcta, Mauricio Ghiraldelli, para tratar dos principais entraves do setor e buscar soluções que beneficiem toda a cadeia produtiva.

"Nós vamos nos empenhar. O governador também quer dar força ao setor, à agricultura e agropecuária, pois terão um papel decisivo esse ano, num momento em que a indústria está com problemas de uma forma geral", declarou o secretário Arnaldo Jardim.

Segundo o presidente do Sindustrigo, Christian Saigh, o apoio da secretaria é essencial para superar os gargalos que dificultam o aumento da produção do trigo e, consequentemente, impactam a indústria moageira paulista e toda a cadeia produtiva (pesquisadores, sementeiras, produtores, cooperativas, indústria e comércio).

Para o Sindicato é primordial a construção de um laboratório de análise do trigo na região Sudoeste do Estado de São Paulo. Tal medida beneficiará, principalmente, produtores e cooperativas que constatarão com mais precisão as características do grão. O valor estimado para a implantação desta unidade é de R$ 900 mil.

Outra reivindicação do Sindustrigo é a mudança na data de plantio. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) define 11 de fevereiro a 20 de maio como sendo ideal para o cultivo. Entretanto, os produtores e cooperativas defendem o período de 20 de março a 30 de junho. "Esta mudança se faz necessária porque há melhores condições climáticas para o plantio da cultura. Além disso, o seguro agrícola segue o calendário do zoneamento da Embrapa, ficando os produtores vulneráveis aos riscos climáticos", pontua o ofício entregue. Nelson Montagna, reafirmou que o oficio já foi encaminhado formalmente para o Governo Federal através da Codeagro.

No encontro, também foi pleiteada a construção de silos na região Sudoeste do Estado para aumento da capacidade de armazenagem e segregação do trigo. Este projeto custaria para o Governo do Estado aproximadamente R$ 480 por tonelada. O secretário, por sua vez, pontuou que uma possível saída para esse problema seria linhas de financiamento por bancos do governo, com juros reduzidos.

Outra dificuldade apresentada durante a reunião é a falta de pesquisadores direcionados à cultura do trigo. Segundo o Sindicato, o último pesquisador voltado para a área da triticultura no Instituto Agronômico (IAC) se aposentou no passado. E se faz necessário a contratação com urgência de novos pesquisadores.

Por fim, o secretário da agricultura e abastecimento falou sobre as Câmara Setoriais e destacou o papel delas na conquista de resultados para toda a cadeia. "As Câmaras Setoriais serão muito importantes para dar ritmo aos trabalhos, além de não permitir que assuntos relevantes se percam ou fiquem estagnados. A secretaria e os institutos vão se pautar nessas reuniões das Câmaras Setoriais para satisfazer aquilo que é demandado", afirmou o secretário Arnaldo Jardim.