Sindustrigo organiza seminário na FGV sobre vendas

Nos dias 22 e 23 de maio, cerca de 40 colaboradores da área de comercial dos moinhos associados ao Sindicato da Indústria do trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) participaram do Seminário: Vendas Relacionamentos e Fundamentos realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ao todo foram 16 horas de aulas presenciais divididas em dois dias. O objetivo principal do curso foi fornecer aos gerentes, supervisores, representantes e vendedores noções e técnicas negociação, tirando o foco do preço e  apresentar os benefícios decorrentes de uma política de relacionamento com os clientes. Dessa forma, os participantes passam a ter mais argumentos para negociar com os clientes além do preço competitivo.

"O seminário é de grande importância para que sejam revistas, e repensadas, as atitudes e formas de enxergar a venda. A postura no momento do atendimento é fundamental e sem relacionamento não há vendas", disse Fernando Mindlin Serson, professor do primeiro dia do seminário.

Durante as exposições os professores, Fernando Mindlin Serson e Adalberto Belluomini, apresentaram cases e destacaram como as variáveis do "ambiente" influenciam o cliente, suas necessidades e sua percepção do valor e imagem de determinado produto. Noções de marketing e técnicas de comunicação também foram expostas aos participantes.

"A área de vendas está ficando cada vez mais sofisticada e, por isso, tem exigido do profissional um conhecimento mais aprofundado. Ter informação aumenta as chances de fechar negócios melhores, conquistar nichos no mercado e oferecer um diferencial no atendimento. O marketing de relacionamento é um recurso muito amplo e é um diferencial ter mais argumentos do que simplesmente o preço competitivo", esclareceu o professor Adalberto Belluomini.

Dentre outros assuntos debatidos estão fidelização, satisfação do cliente e qualidade de atendimento. "O seminário foi muito bom porque aliou o debate das situações do dia a dia com o aprendizado das técnicas e da teoria. Mesmo há tanto tempo na área de vendas sempre temos o que aprender. A parceria, entre o Sindicato e os moinhos, para cursos como esse tem que continuar", afirmou José Manuel Matos Coelho, que trabalha há 30 anos no setor de vendas e, atualmente, é funcionário do moinho Anaconda.