Durante quatro dias, os visitantes
da Fispal Food Service, maior e mais completa feira para o mercado de
alimentação fora do lar da América Latina, puderam conhecer as principais
tendências em alimentos e bebidas para o segmento.
O evento, que ocorreu entre os
dias 11 e 14 de junho, chegou a sua 35ª edição com a presença de mais de 1.800
marcas, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“O food service no Brasil vem
crescendo ano a ano no Brasil e tem potencial para expandir muito mais. Contudo,
para acompanhar este ritmo, é preciso que o empresário esteja antenado com as
principais exigências do consumidor”, comenta Clélia Iwaki, diretora da Feira.
Dentre os destaques do evento
estão as novas tecnologias em maquinário para atender as necessidades da
indústria, que busca equipamentos mais eficientes e que ofereçam velocidade e
qualidade aos processos.
Nesse sentido a G.Paniz, empresa
especializada na fabricação de máquinas para padarias, confeitarias, açougues,
restaurantes e supermercados, levou à feira novidades em equipamentos focados
em praticidade.
O forno turbo FTG 480, adequado
para assar pães, biscoitos e massas para pizzas foi uma das novidades da
empresa. Com 16 esteiras e um carrinho único, o equipamento oferece maior
velocidade de operação, além de alcançar temperatura máxima de 250 graus e
possuir duas turbinas que distribuem o calor, propiciando um assamento
homogêneo. A G.Paniz ainda apresentou a câmara climática, que controla a
temperatura, acelerando ou retardando a fermentação da massa, com temperaturas
entre – 5°C
e 35°C.
A Italvisa, fabricante de
máquinas e equipamentos para a produção de massas frescas, também marcou
presença na Fispal com equipamentos que atendem desde rotisseries e
restaurantes até a indústria alimentícia.
No estande, a empresa promoveu
demonstrações de produtos, como a linha de Pastaias,
máquina para produção de massas frescas curtas e longas; as Ravioleteiras, que
são indicadas para produção de raviolis de dupla folha, com diferentes formatos
e tamanhos e as Capeleteiras, indicadas para fabricação de preparações com
massas simples.
Espaço para o conhecimento
Com um formato totalmente
inovador, a Trilha do Ultracongelado reuniu os participantes do evento em um espaço
dedicado a demonstrar o passo a passo do processo e porcionamento dos alimentos
de pizzarias, padarias e confeitarias.
A trilha teve início com uma
parte teórica para que os visitantes se familiarizassem sobre o tema tão
debatido no setor. Após uma rápida palestra, o público era convidado a conhecer
na prática o processo do ultracongelamento em três pilares: Pizzaria, Padaria e
Confeitaria. Logo após esta exposição, os participantes tinham a oportunidade
de visitar uma loja com vitrines, mostrando a forma correta de armazenamento do
produto congelado, além da degustação dos alimentos produzidos na atividade,
demonstrando assim como o sabor a qualidade são mantidos até chegar à mesa do
cliente.
O espaço destacou assuntos como porcionamento de ingredientes e gestão de estoque, o que proporcionou uma visão completa aos proprietários dos estabelecimentos. Além disso, a atração contou com a presença de grandes nomes do setor de Alimentos e Bebidas, como Rogério Shimura e Ronaldo Ayres.