Tendências e novidades em maquinário são destaques da Fispal Food Service

Durante quatro dias, os visitantes da Fispal Food Service, maior e mais completa feira para o mercado de alimentação fora do lar da América Latina, puderam conhecer as principais tendências em alimentos e bebidas para o segmento.

O evento, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de junho, chegou a sua 35ª edição com a presença de mais de 1.800 marcas, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“O food service no Brasil vem crescendo ano a ano no Brasil e tem potencial para expandir muito mais. Contudo, para acompanhar este ritmo, é preciso que o empresário esteja antenado com as principais exigências do consumidor”, comenta Clélia Iwaki, diretora da Feira.

Dentre os destaques do evento estão as novas tecnologias em maquinário para atender as necessidades da indústria, que busca equipamentos mais eficientes e que ofereçam velocidade e qualidade aos processos.

Nesse sentido a G.Paniz, empresa especializada na fabricação de máquinas para padarias, confeitarias, açougues, restaurantes e supermercados, levou à feira novidades em equipamentos focados em praticidade.

O forno turbo FTG 480, adequado para assar pães, biscoitos e massas para pizzas foi uma das novidades da empresa. Com 16 esteiras e um carrinho único, o equipamento oferece maior velocidade de operação, além de alcançar temperatura máxima de 250 graus e possuir duas turbinas que distribuem o calor, propiciando um assamento homogêneo. A G.Paniz ainda apresentou a câmara climática, que controla a temperatura, acelerando ou retardando a fermentação da massa, com temperaturas entre – 5°C e 35°C.

A Italvisa, fabricante de máquinas e equipamentos para a produção de massas frescas, também marcou presença na Fispal com equipamentos que atendem desde rotisseries e restaurantes até a indústria alimentícia.

No estande, a empresa promoveu demonstrações de produtos, como a linha de Pastaias, máquina para produção de massas frescas curtas e longas; as Ravioleteiras, que são indicadas para produção de raviolis de dupla folha, com diferentes formatos e tamanhos e as Capeleteiras, indicadas para fabricação de preparações com massas simples.

Espaço para o conhecimento

Com um formato totalmente inovador, a Trilha do Ultracongelado reuniu os participantes do evento em um espaço dedicado a demonstrar o passo a passo do processo e porcionamento dos alimentos de pizzarias, padarias e confeitarias.

A trilha teve início com uma parte teórica para que os visitantes se familiarizassem sobre o tema tão debatido no setor. Após uma rápida palestra, o público era convidado a conhecer na prática o processo do ultracongelamento em três pilares: Pizzaria, Padaria e Confeitaria. Logo após esta exposição, os participantes tinham a oportunidade de visitar uma loja com vitrines, mostrando a forma correta de armazenamento do produto congelado, além da degustação dos alimentos produzidos na atividade, demonstrando assim como o sabor a qualidade são mantidos até chegar à mesa do cliente.

O espaço destacou assuntos como porcionamento de ingredientes e gestão de estoque, o que proporcionou uma visão completa aos proprietários dos estabelecimentos. Além disso, a atração contou com a presença de grandes nomes do setor de Alimentos e Bebidas, como Rogério Shimura e Ronaldo Ayres.