Notícias do Sindustrigo

Videoconferência traz recomendações de cuidados para evitar contaminação por coronavírus

Diante dos novos fatos a respeito da pandemia do coronavírus (Covid-19), o Sindustrigo, em parceria com a Abitrigo, promoveu, no dia 25 de março, uma videoconferência que contou com a participação de representantes do setor. Na ocasião foram apresentadas medidas que podem ser adotadas pelos moinhos, visando a prevenção do avanço da doença. 


A reunião online contou com a participação do Dr. José Osmar Medina de Abreu Pestana, nefrologista, diretor do Hospital do Rim e coordenador do comitê de gerenciamento de crise, recentemente criado pela Fiesp, que fez uma breve explanação sobre a doença e suas formas de contágio, além de apresentar ações que auxiliam na redução do contagio e tirar dúvidas dos participantes. 


Durante a palestra ministrada pelo médico ele destacou algumas medidas de importância, que devem ser adotadas pelas empresas, como a liberação de home office para os postos de trabalho que possuem a condição de serem executados de casa, visando reduzir a quantidade de circulação de pessoas nas empresas, o aumento de pontos de acesso para higienização das mãos, além de oferecer a maior quantidade possível de informação aos funcionários. 


Outro ponto destacado pelo Dr. Medina foi a realização de uma triagem na entrada da fábrica para detectar possíveis colaboradores que possam apresentar sintomas da doença, como coriza, tosse seca ou febre. A ideia é, por meio de um questionário e, se possível, com o auxílio de um termômetro fazer uma rápida avaliação das condições físicas do colaborador e, se preciso, afastá-lo para que se recupere em casa. 


Evitar aglomerações também foi um ponto ressaltado pelo médico, que evidenciou a importância de ações que evitem a proximidade física entre os colaboradores. Ele citou como exemplo adotar medidas como reduzir a quantidade de mesas e cadeiras no refeitório, separando as mesas e intercalando os lugares de modo que não haja pessoas sentadas ao lado ou de frete uma da outra ajuda a manter a distância segura entre uma pessoa e outra. 


Os vestiários também devem ser analisados, ampliando as medidas na higienização dos espaços, devido ao grande volume de pessoas que utilizam o local. A limpeza deve ser feita mais vezes ao dia e a orientação de funcionários, quanto à aglomeração e o compartilhamento dos itens de higiene deve ser reforçada. 


Para auxiliar a Abitrigo desenvolveu uma cartilha informativa, que traz orientações gerais e medidas que devem ser adotadas nas empresas. 


COMPARTILHE: