Notícias do Sindustrigo

Webinar aponta oportunidades geradas pela automação e indústria 4.0 aos moinhos

O Sindustrigo promoveu, na manhã do dia 18 de março, um webinar em parceria com a Bühler, empresa especializada em tecnologias de processo, que abordou as oportunidades geradas pela automação e indústria 4.0 para os moinhos. O evento foi mediado pelo Vice-presidente do Sindustrigo Christian Saigh, que também preside o Moinho Richard Saigh.


Os palestrantes Sebastian Stein, Gerente de vendas Senior MS da Bühler, e Francisco Yuste, Gerente de vendas de Automação da Bühler, apontaram que o futuro dos moinhos deve caminhar para a operação de forma autônoma, tornando os processos autoajustáveis e fazendo com que a planta passe a trabalhar com a menor quantidade de interrupções possível.


“Com essa base bem construída, conseguimos fazer os moinhos operarem sem intervenções humanas por longos períodos, como nos turnos da noite ou aos finais de semana, por exemplo”, explica Yuste.


A automação na indústria tem como objetivo aumentar a competitividade do negócio, e, segundo Stein, os benefícios podem ser agrupados em seis áreas principais: segurança do alimento, uso dos recursos, tecnologia, tomada de decisões, eficiência e indústria 4.0. “O cuidado tomado com cada um desses fatores tem um impacto direto nos resultados do moinho e, consequentemente, na competitividade do negócio”.


Em relação à eficiência, a automação pode melhorar a gestão de matéria-prima, otimizar o consumo de energia elétrica, reduzir as falhas em processos que podem ser automatizados, melhorar a gestão administrativa, facilitar a execução dos processos e otimizar o gasto de tempo na indústria.


Já a indústria 4.0 nos moinhos faz referência à internet das coisas, ou seja, à capacidade de diferentes tipos de objetos se conectarem à internet, transmitindo dados que resultam em ações para melhorias de desempenho. “Com a análise das informações, é possível gerar uma série de insights para os clientes, que recebem sugestões de diversos tipos de ações com o objetivo de aprimorar os negócios”, conclui Yuste.


Confira o webinar na íntegra clicando aqui


COMPARTILHE: