Webinar destaca logística reversa de embalagens e seu impacto socioambiental

Com objetivo de promover clareza sobre o tema que engloba às exigências da logística reversa, orientar as empresas e trazer solução para os associados, o Sindustrigo, em parceria com o Simabesp, o Sicad e a Eureciclo, promoveram no dia 02 de junho, um webinar sobre a logística reversa de embalagens e seus impactos.

O evento online apresentou aos participantes um overview do setor de reciclagem no Brasil, as legislações estaduais e federais, as principais mudanças no comportamento dos consumidores e como o Sindustrigo e a Eureciclo podem auxiliar os moinhos de São Paulo.

O sistema de Logística Reversa de Embalagens, oferecido pela Fiesp,  consiste na comprovação de dados e metas pelos fabricantes por meio da aquisição de Certificados de Reciclagem, emitidos pela Eureciclo (operador do programa), por meio da participação em concorrências que são realizadas bimestralmente. A concorrência é um modelo análogo ao Leilão de Energia, em que os certificados de reciclagem possuem seus valores disputados entre os operadores (centrais de triagem, cooperativas e outros) e do outro lado, as indústrias que precisam adquirir o equivalente a 22% do volume de embalagens colocadas no mercado em créditos para fazer a compensação.

Durante a apresentação foram abordadas dúvidas gerais da logística reversa e também específicas do setor, reforçando a importância do cumprimento da legislação na empresa.

A gravação completa do webinar está disponível em https://bit.ly/2BDbtlw