PLANTIO DO TRIGO - RIO GRANDE DO SUL

Acompanhe a situação do plantio do trigo nos três estados do sul do Brasil

PLANTIO DO TRIGO - RIO GRANDE DO SUL

No Rio Grande do Sul, produtores de soja que já colheram a sua produção iniciam os preparativos para a semeadura do trigo, como calagem das áreas e controle de ervas daninhas. Segundo a Emater, seguem em andamento a aquisição de sementes e a procura dos financiamentos da cultura.

De acordo com a entidade, a tendência de diminuição de área cultivada ainda não está bem clara, já que a cotação do cereal está melhor e os produtores estão capitalizados pela boa colheita da soja.

Por outro lado, outras culturas de inverno, como canola, aveia, linhaça e girassol, têm despertado o interesse dos agricultores, o que pode vir a reduzir a área destinada ao trigo. O plantio no estado deve começar a partir da segunda quinzena de maio.

PLANTIO DO TRIGO - PARANÁ

Já no estado Paranaense, o plantio começou na última semana de abril e até a segunda feira da semana passada, dia do último relatório apresentado pela entidade, 15% da área esperada de cultivo havia sido semeada.

No estado, uma redução na área destinada já era esperada, mas ela acabou se confirmando maior do que o estimado inicialmente. O recuo esperado antes era de 11%, agora já é de 14% em relação à safra passada, o que deve totalizar 1,16 milhão de hectares plantados e uma produção de 3,5 milhões de toneladas.

PLANTIO DO TRIGO - SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, o plantio deve iniciar neste mês de maio e seguir até julho.

Além dos três estados da região Sul, MG, SP, MS, GO e DF também são produtores do cereal.

Fonte: Programa Agricultura BR