Alimentos têm alta pelo quarto mês consecutivo, apontam os dados do IBGE

Com o reflexo da alta do dólar, assim como o petróleo que deu origem à greve dos caminhoneiros nos últimos dias, a indústria alimentícia sofreu reajustes. Somente em abril o crescimento dos valores foi de 1,28%, esse é o terceiro aumento consecutivo registrado.

O setor que ocupava o quarto lugar no índice inflacionário, mas agora está em segundo, atrás apenas do petróleo. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Rio de Janeiro/RJ).

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), métrica de avaliação do instituto, mostra uma crescente de 1,56% nos valores somente em relação a março. Com o resultado, o índice acumulou alta de 3,54% no ano e 8,03% nos últimos 12 meses. Na comparação frente a abril de 2017, a taxa foi de -0,11%. Ao todo foram 24 atividades pesquisadas.

"A alta no dólar e a depreciação do real, que vêm ocorrendo nos últimos meses, foram fatores que influenciaram o encarecimento principalmente dos produtos altamente exportados, como carnes e derivados da soja", explica o pesquisador do IBGE, Manuel Campos.

Fonte: Feed & Food