ara cortar gastos, agricultores de 

Notícias setorial/mercado

Alto custo faz agricultores trocarem plantação de feijão por soja e trigo

Para cortar gastos, agricultores de Capão Bonito (SP) trocaram a plantação de feijão por soja e trigo no município. De acordo com os produtores, a instalibilidade no mercado financeiro faz o preço da saca oscilar e torna a aposta em outros grãos mais segura. Segundo a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a cidade é a maior referência na produção dos alimentos no Estado de São Paulo.

O agricultor Joaquim Proença Mendes Júnior diz que o trigo foi o alimento escolhido para substituir o feijão na propriedade. Ele comenta que mantém uma pequena área para cultivar o alimento por motivos pessoais, mas que já não vale a pena investir no grão. "A cada ano tenho diminuído a área de feijão plantado. O mercado depende da demanda, se sobrar o produto, o produtor fica na mão", relata.

Conforme o engenheiro agrônomo José Luiz de Oliveira, a instabilidade no preço do saco de feijão é o que desestimula os agricultores. "Os produtores têm diminuído o cultivo em virtude da oscilação de preço até porque a soja atualmente está muito mais vantajosa", afirma.

Oliveira ainda aponta que o plantio de soja já assume a maior parte dos pedaços de terra em que não se produz mais feijão. O engenheiro avisa que a segurança no investimento é um dos pontos mais importantes para a troca de cultivo. "A soja é uma commodite, o produtor já sabe o quanto vai vender. Ele estipula o custo final da produção baseado no que vendeu. O feijão não tem isso", explica.

Fonte: G1


COMPARTILHE: