Área de trigo no PR cai 16%, mas produção deve subir 4% nesta safra

Os problemas climáticos que afetaram a produção da safra de trigo no Paraná no ano passado causaram a redução de 16% na área plantada neste ciclo. Segundo o Departamento de Economia Rural do estado (Deral), apesar dessa diminuição, o volume produzido em 2016 deve ser 4% maior que em 2015.

Durante entrevista na primeira edição do Mercado & Companhia desta sexta-feira, dia 1º, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava (PR), Rodolpho Botelho, disse que a perspectiva continua sendo de alta nos preços pagos pela saca do produto, devido ao aumento da demanda por trigo na ração. Com os preços do milho elevados, criadores o substituíram pelo trigo. A tendência é de que isso continue, em razão das perdas registradas na segunda safra.

Questionado sobre a falta de restrição do trigo importado, Botelho disse que, por enquanto, não há motivo para preocupação, já que os níveis de compra do produto argentino devem seguir estáveis e a produção no Paraguai e no Uruguai deve ser menor este ano. O presidente do sindicato alerta para a escassez do trigo no mercado físico e compara com a situação do arroz e do feijão. Segundo ele, enquanto a área de plantio vai caindo com o passar dos anos, a demanda pelo cereal vai subindo, o que pode ter impacto sobre a oferta no país.

Fonte: Canal Rural/Larisa Pansani