Notícias setorial/mercado

Argentina começa plantio de trigo 2025/26 em bom ritmo

O plantio de trigo para o ciclo 2025/26 começou em um bom ritmo na Argentina, graças às condições de seca no oeste e no norte do país, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) na quinta-feira.


A Argentina é um grande exportador mundial de trigo e, nas últimas semanas, seus agricultores começaram a semear o cereal, cuja área o BdeC espera que seja de 6,7 milhões de hectares. O país é o principal fornecedor do Brasil.


“O trabalho se concentrou principalmente no norte e centro-oeste da área agrícola…”, disse a BdeC, que detalhou que 10,5% da área total estimada foi semeada.


A província de Córdoba se destaca com um avanço em relação à média das últimas cinco temporadas.


Ao mesmo tempo, a bolsa apontou que a semeadura de trigo está atrasada na área agrícola central devido às chuvas abundantes registradas nas últimas semanas.


De acordo com o relatório semanal de safras da bolsa, a colheita de soja e milho também está atrasada nessa importante área agrícola da Argentina.


Os produtores colheram 80,7% da soja e 40,5% do milho.


A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja, e o terceiro maior exportador de milho.


A Bolsa de Cereais estima a produção de soja 24/25 em 50 milhões de toneladas e a de milho 24/25 em 49 milhões de toneladas.


Fonte: Forbes


COMPARTILHE: