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Belarina Alimentos aposta em outsourcing de TI

A indústria de alimentos Belarina, uma das maiores companhias do mercado de moagem de trigo no Brasil, pertencente ao Grupo CGG (Cantagalo General Grains), migrou todo seu ambiente de TI para o modelo de outsourcing e cloud computing. Com objetivo de dobrar a capacidade de produção de trigo das atuais 15 mil toneladas/mês para cerca de 35 mil toneladas/mês, a empresa fechou parceria com a CorpFlex e tem a tecnologia como aliada de crescimento. 

"Estamos investindo na mudança do nosso ambiente para garantir a qualidade do trabalho e estruturar de forma organizada todos os processos internos. Nossa meta é encostar nos líderes do setor e, para isso, estamos investindo na construção de um novo moinho, na região de Sorocaba", destaca Edilberto Carmo, gerente de TI da Belarina Alimentos. 

De acordo com o executivo, o projeto em parceria com a CorpFlex teve início em 2014. "Trocamos o fornecedor de TI e estamos prevendo uma economia de cerca de R$ 500 mil/ano ou o equivalente a aproximadamente R$ 48 mil/mês. Além disso, aumentamos o nível de serviço e fazendo mais com menos", acrescenta Carmo. 

Hoje, a equipe de TI da Belarina é bem enxuta. A empresa conta com cinco profissionais na gestão dos recursos instalados para que os processos internos funcionem perfeitamente. "Nosso core business é produzir farinha de trigo. Deixamos os cuidados com a infraestrutura em nuvem com quem é especialista nisso", afirma.

Segundo o gerente de TI, atualmente todos os sistemas da companhia rodam nos servidores da CorpFlex por meio de nuvem privada entre os quais o ERP da SAP, soluções de RH, email, help desk e backup. A solução disponibiliza um ambiente com um grupo de servidores virtuais de uso exclusivo da Belarina, que contabiliza cerca de 300 acessos simultâneos. 

Ambiente seguro

O projeto também envolveu a implementação de soluções como firewall gerenciado, que permite à Belarina Alimentos tomar as decisões adequadas sobre as políticas de segurança e gestão dos links de comunicação entre fábrica e centros de distribuição. A modernização se estendeu aos dois novos centros de distribuição que serão conectados com a infraestrutura da CorpFlex. Hoje, toda a operação comercial da organização está baseada em uma plataforma de gestão empresarial e conta com recursos de mobilidade. 

"Nossos vendedores de campo tiram o pedido por meio de dispositivos móveis, esse pedido entra no nosso sistema e aí dispara todo o processo até que seja entregue ao cliente. Tudo isso exige segurança, alta disponibilidade de acesso e escalabilidade para ajustar as demandas. Nossa operação de TI é complexa para atender cerca de 25 mil clientes", completa.

Fonte: Decision Report


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