Notícias setorial/mercado

Brasil importa maior volume de trigo desde 2013

Os preços baixos, em função da elevada oferta mundial, impulsionaram as importações brasileiras de trigo em 2025. Dados da Secex, analisados pelo Cepea/Esalq, mostram que o volume importado pelo Brasil alcançou, no ano passado, o maior patamar desde 2013.

No acumulado de 2025, as importações somaram 6,894 milhões de toneladas, volume 3,7% superior ao registrado em 2024. Só em dezembro, chegaram aos portos brasileiros 698,74 mil toneladas do cereal, sendo a segunda maior quantidade do ano, atrás apenas de janeiro, com 717 mil toneladas.

Outro indicador da oferta elevada, desta vez divulgado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que mantém a maior rede pública de silos e armazéns do Estado, aponta que, das 227,37 mil toneladas de produtos estocados, 40,9% correspondem ao trigo, totalizando pouco mais de 92 mil toneladas.


Com estoques domésticos confortáveis, pesquisadores do Cepea informam que as indústrias iniciaram 2026 praticamente fora das compras no mercado interno. Esse cenário já se reflete nos preços: o valor pago ao produtor registrou queda na semana passada na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Pesquisas.


Fonte: Agro Estadão


COMPARTILHE: