A Bunge Alimentos S.A., subsidiária que reúne os negócios da multinacional ameri" />

Bunge lucrou 9% mais no país em 2015

A Bunge Alimentos S.A., subsidiária que reúne os negócios da multinacional americana no Brasil, encerrou 2015 com lucro líquido de R$ 1,211 bilhão, 9,4% acima do ano anterior (R$ 1,107 bilhão). De acordo com balanço publicado no "Diário Oficial" de Santa Catarina, a receita líquida da empresa aumentou 5% na comparação, para R$ 37,773 bilhões. Procurada, a companhia preferiu não comentar seus resultados. A Bunge é uma das principais empresas globais de agronegócios, e mantém há décadas grande protagonismo no setor no Brasil - onde é uma das principais exportadoras, impulsionada por grãos (soja e milho) e derivados.

A também americana Cargill, líder global de agronegócios e igualmente forteamericana Cargill, líder global de agronegócios e igualmente forte no mercado brasileiro, informou na semana passada que sua receita líquida subiu 22,7% em 2015 no país, para R$ 32,088 bilhões, mas reportou uma retração de 13,6% no lucro líquido da filial local, para pouco menos de R$ 416 milhões.

No balanço que publicou, a Bunge destacou a aquisição, no ano passado, de 100% do capital social do Moinho Pacífico, com sede em Santos (SP) e que pertencia ao empresário Lawrence Pih. Foi o principal investimentos individual da Bunge no Brasil no ano passado, e fortaleceu a liderança da múlti no mercado doméstico de trigo. Conforme a Bunge, o "valor justo dos ativos líquidos adquiridos" foi de R$ 573,3 milhões e o preço total de compra, levando-se em conta um ágio na aquisição de investimento ("goodwill") de R$ 513,8 milhões, foi de R$ 1,1 bilhão.

O Brasil é a principal fonte de originação de grãos da Bunge no mundo, e por isso vital para seus negócios. Mas, com a valorização do dólar em relação ao real, a subsidiária perdeu participação e aprofundou a retração da receita do grupo, que já vinha em baixa por conta da queda dos preços internacionais das commodities agrícolas. Em 2015, as vendas líquidas globais da companhia diminuíram 23,9%, para US$ 43,483 bilhões, mas seu lucro líquido aumentou 53,6%, para US$ 756 milhões. Como informou na semana passada o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, no primeiro trimestre deste ano as vendas globais da múlti somaram US$ 8,916 bilhões, 17,5% menos que em igual período de 2015. O lucro líquido também diminuiu na mesma comparação - 10,6%, para US$ 235 milhões.