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Café da manhã em casa ficou mais caro em 2015

Levantamento realizado pela APAS - Associação Paulista de Supermercados - por meio do Índice de Preços nos Supermercados (IPS/APAS/FIPE) aponta que em 2015 o preço do pão com manteiga e do café com leite ficou mais caro para os paulistas.

Em 2015, o pão francês teve alta de 11,90% (em 12 meses a alta foi de 8,82%) e a manteiga subiu 5,53% (em 12 meses, 5,60%). Já o leite longa vida tipo B registrou aumento de 9,15% (em 12 meses, 9,23%) e o café 7,26% (em 12 meses, 7,35%).

Conforme explicou gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, o pão francês ficou mais caro devido ao aumento dos preços dos ingredientes, principalmente com relação ao trigo, que teve elevação expressiva ao longo de 2015, e aos custos relacionados à produção, como energia elétrica e mão-de-obra.

Já o preço do leite foi afetado pelos custos de produção, da ração animal e pela redução da quantidade e qualidade do pasto, que afeta a alimentação animal e gera menor produção do leite. Esta elevação também se refletiu nos derivados, como a manteiga, por exemplo.

No caso do café, a maior demanda internacional pelo grão favoreceu os preços no mercado externo e interno, contribuindo para um comportamento de alta nos preços ao longo de 2015.

A pressão de custos continua sendo o principal fator de pressão de alta. "Os reajustes no preço de energia elétrica e a variação expressiva do dólar, continuam pressionando o aumento nos preços", comenta.

Vale ressaltar que em outubro houve uma desaceleração dos produtos in natura diante de uma maior oferta de produtos, da melhora no clima e do período de safra de outros, colaborando com as culturas de frutas, legumes e verduras. "Este fator favoreceu uma evolução mais moderada no indicador geral de preços nos supermercados. Ou seja, não fosse o comportamento de desaceleração dos preços dos produtos In Natura, a inflação dos supermercados neste mês seria ainda mais alta", finaliza.

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de 2.830 lojas.


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