O ministro da Agricultura do Cazaquistão, Aidarbek Saparov, e o embaixador do Irã no Cazaquistão, Ali Akbar Jokar, realizaram negociações nas quais a parte cazaque expressou disposição para aumentar as exportações de trigo para o Irã, alcançando até 2 milhões de toneladas por ano. A informação foi divulgada pela Kazinform, parceira da TV BRICS.
Saparov destacou a dinâmica positiva do comércio de produtos agrícolas: nos dois primeiros meses de 2025, o volume de negócios entre os países atingiu US$ 72,4 milhões (R$ 434 milhões), o que representa um crescimento de 2,5 vezes em relação ao mesmo período de 2024.
As principais exportações do Cazaquistão incluem:
• trigo;
• cevada e milho;
• farelos e óleos vegetais;
• carne;
• vegetais e legumes.
"Uma direção importante para nós é expandir o fornecimento de grãos para o Irã.
Nos últimos dez anos, o Cazaquistão exportou mais de 9 milhões de toneladas de grãos, incluindo trigo e cevada, para o mercado iraniano. Podemos aumentar o fornecimento de trigo para 2 milhões de toneladas anualmente e de cevada para 1 milhão de toneladas", afirmou Aidarbek Saparov.
CIDADE DAS HISTÓRIAS
Anteriormente, a Comissão Econômica Eurasiática afirmou que o acordo de livre comércio entre o Irã e a União Econômica Eurasiática (UEE) criará condições favoráveis para expandir as exportações de grãos do Cazaquistão para o Irã. O acordo entra em vigor no dia 15 de maio.
TEMPORADA 2
Antes disso, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, assinou a lei de ratificação do acordo de livre comércio entre o Irã e a UEE. O documento prevê a eliminação de tarifas sobre mais de 80% dos produtos que o Irã negocia com os países da organização: Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão.
Fonte: TV BRICS