Notícias setorial/mercado

China aumenta incentivo para cultivar trigo

Em um esforço para aumentar a segurança dos grãos, a China aumentou recentemente o preço mínimo de compra do trigo em 2022, informou a Reuters. Um aviso no site do planejador estatal disse que a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma definiu o preço mínimo de compra do trigo para 2022 em US$ 357 por tonelada, ante US$ 351 neste ano. 

A China, o maior produtor mundial de trigo com 134 milhões de toneladas na campanha de comercialização de 2020-21, compra trigo dos agricultores ao preço mínimo quando o preço de mercado cai abaixo desse nível para incentivar a produção doméstica. No início deste ano, o Relatório de Desenvolvimento do Setor Agrícola da China declarou que o país será quase totalmente autossuficiente em grãos básicos como arroz e trigo até 2025. 

Apesar de sua grande produção de trigo no ano passado, a China ainda dobrou suas importações de trigo em 2020-21 para 10,6 milhões de toneladas, ficando atrás apenas do Egito, o líder perene nessa categoria. O Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos EUA está prevendo 10 milhões de toneladas em importações de trigo em 2021-22. 

Meng Jinhui, analista sênior da Shengda Futures, disse a Reuter s que “o estado dá a maior atenção à segurança dos grãos”. “Isso não tem um grande impacto nos mercados no curto prazo”, acrescentou Meng. “Mas a chave é que ele pode servir de orientação e aumentar a confiança dos agricultores no cultivo do grão”, completou. 

A safra de verão do cereal, que representa a maior parte da produção de trigo do país, avançou 2% em relação a 2020, para 134 milhões de toneladas, segundo comunicado publicado pelo Departamento Nacional de Estatísticas em seu website. A qualidade da nova safra em algumas áreas de cultivo, no entanto, podem ter sido prejudicadas pelo clima desfavorável, disseram analistas.

Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: