China desenvolve trigo de maior rendimento

Cientistas chineses desenvolveram trigo de maior rendimento para a produção de pão, de acordo com um artigo de pesquisa publicado na última edição do Plant Biotechnology Journal. Utilizando a edição do genoma CRISPR-CAS9 e identificando mecanismos moleculares que afetam o desenvolvimento dos grãos, pesquisadores de diversas instituições na China aumentaram o comprimento e o peso do trigo, conforme relatado pelo jornal. A China é o maior produtor mundial de trigo.

Os pesquisadores identificaram que o TabHLH489, um fator de transcrição hélice-alça-hélice básico (bHLH), está associado ao comprimento do grão da cultura. Os resultados mostraram que o nocaute do TabHLH489 melhorou o comprimento e o peso do grão, enquanto a superexpressão teve o efeito oposto. A equipe também identificou que o módulo regulador TaSnRK1α1-TabHLH489 utiliza sinalização de brassinosteróide e açúcar para controlar o comprimento do grão.

Após muitos anos de pesquisa, o sequenciamento do genoma do trigo pão, que é mais de cinco vezes maior que o genoma humano e mais complexo, foi concluído em 2018. O trigo é o grão alimentar mais cultivado no mundo, com produção e consumo previstos para atingir quase 800 milhões de toneladas na campanha de comercialização de 2023-24, de acordo com o Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA.

Nos últimos anos, o governo da China fez da segurança alimentar uma prioridade máxima. Além de utilizar a edição genética para aumentar a produção de trigo, está em processo de comercialização da produção generalizada de milho e soja geneticamente modificados para diminuir sua dependência das importações desses produtos agrícolas.

Fonte: Agrolink