Chuva não dá trégua no RS e afeta plantio de arroz e colheita do trigo

A chuva não dá trégua no Rio Grande do Sul e afeta várias culturas. O tempo não está nada bom para quem quer plantar o arroz ou colher o trigo.

Os problemas na lavoura de trigo de Airton Becker, em Cruz Alta, noroeste gaúcho, começaram no início da safra. "Nós tivemos um plantio bastante dificultoso porque choveu muito, depois teve 50 dias praticamente sem chuvas."

O engenheiro agrônomo da Emater, Gustavo Basso, fala sobre as diferenças nos tamanhos das espigas. Enquanto algumas estão verdes, outras já estão secas prontas para colher.  "Temos uma desuniformidade da planta, seja por causa da seca ou por causa da geada".

Até o momento apenas 3% das lavouras folham colhidas. Em anos anteriores a Emater estima que a média era de 5% da área total de trigo colhida nessa época do ano.

Segundo a Emater, as primeiras lavouras colhidas no Rio Grande do Sul apresentam produtividade abaixo do esperado. Os grãos também não estão com a qualidade ideal. Com isso, os agricultores enfrentam dificuldades para negociar a produção. A saca de trigo de 60 kg está cotada a R$ 30.  No ano passado, R$ 36.

Os últimos dias também têm sido de preocupação para quem planta arroz no Rio Grande do Sul. É que para semear os grãos são necessários dias de tempo seco e a chuva não vem dando trégua ao estado.

"Nós estamos atrasados em relação as médias anteriores. Então isso certamente se a gente atrasar mais ainda mais durante o mês de outubro pelas chuvas que estão previstas nós vamos ter menos produtividade, com certeza", fala o coordenador regional IRGA - Fronteira Oeste, Ivo Melo.

O agricultor Walter Arns, que cultiva arroz em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, começou o trabalho há um mês. Mas com o excesso de chuva, pouco mais da metade dos dois mil hectares previstos para este ano já foram semeados. "Para se obter o máximo de produtividade, extrair o potencial que a planta nos oferece tem que ser plantado nessa época".

Ainda de acordo com o IRGA, o Instituto Riograndense do Arroz, até agora 26% da área prevista foi plantada. No ano passado, nessa época, já chegava a 55%.

Fonte: Globo Rural

Assista Aqui