Notícias setorial/mercado

Chuvas atrasam plantio de trigo e colheita de grãos de outono na China

 As constantes chuvas nas últimas semanas atrasaram o plantio de trigo nas principais regiões produtoras da China, disse uma autoridade do governo nesta quarta-feira.

A China completou 26% do plantio de trigo de inverno em todo o país até 19 de outubro, 27% mais lento do que nos anos normais, devido às chuvas constantes desde setembro, de acordo com Pan Wenbo, chefe da divisão de gerenciamento de plantio do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais.

O ministério tomará “medidas extraordinárias” para enfrentar “o impacto desfavorável e os desafios austeros” que as chuvas representaram para a colheita e o plantio, disse Wenbo durante uma entrevista coletiva.

Os comentários ocorrem no momento em que Pequim renovou o foco da política na segurança alimentar em consequência da pandemia de Covid-19 e depois que os preços do milho, a outra principal safra de grãos da China, dispararam com a queda nos estoques e na produção, aumentando importações de grãos para níveis recordes.

“Ainda temos esperança de ganhar uma safra abundante (de trigo no próximo ano), desde que possamos plantar antes do inverno e acompanhar com medidas de manejo adequadas na primavera”, disse Wenbo.

O plantio tardio afetaria o crescimento, enquanto o excesso de umidade na terra causaria mais doenças para a lavoura, acrescentou ele.

A China elevou o preço mínimo de compra do trigo em 2022, como parte de um esforço para aumentar a segurança do cereal, reforçando o interesse dos agricultores no cultivo.

As chuvas também atrasaram a colheita de grãos de outono, que incluem principalmente milho, soja e arroz de meia-temporada, em 4% em relação aos anos normais, e aumentaram os custos, acrescentou ele.

Fonte: IstoÉ Dinheiro




COMPARTILHE: