Notícias setorial/mercado

Clima e câmbio prejudicam a produção de trigo no Brasil em 2025

A produção brasileira de trigo deve cair mais na atual safra, apontou a consultoria StoneX, nesta quinta-feira (13). A estimativa é que o Brasil - que já precisa importar quase metade do trigo consumido no país - tenha uma safra ainda menor, com 7,35 milhões de toneladas. A demanda nacional pelo cereal é em torno de 13 milhões de toneladas.


Os ajustes negativos para a produtividade ocorreram no Rio Grande do Sul e no Paraná, os dois maiores estados produtores do país, que registraram volumes elevados de precipitação nas últimas semanas, sobretudo no final de outubro e início de novembro, inclusive com episódios de granizo. Diante desse cenário, a consultoria realizou um leve corte na produtividade, e o clima permanece como ponto de atenção até a conclusão da colheita.


No balanço de oferta e demanda, além do ajuste da produção, houve um corte das exportações, uma vez que o real está um pouco mais fortalecido perante o dólar, situação que tende a prejudicar a competitividade do cereal brasileiro. A oferta global está confortável, com vários países com trigo disponível para embarques ao exterior, a preços competitivos. A Argentina, por exemplo, caminha para alcançar um resultado recorde na colheita da safra 2025/26. 


Fonte: Band


COMPARTILHE: