Notícias setorial/mercado

Colheita de grãos deve bater recorde no Paraná em 2016/17

A produção de grãos de verão deverá somar 23,1 milhões de toneladas nesta safra 2016/17 no Paraná, conforme projeções do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura do Estado divulgadas ontem. Se confirmado, o volume será 14,4% maior que o colhido em 2015/16 e representará um novo recorde.

O avanço previsto pelo Deral será resultado de uma área plantada estimada em 5,9 milhões de hectares, mais ou menos a mesma da temporada anterior, mas de uma produtividade média 12% superior (3.491 quilos por hectare), já que adversidades climáticas prejudicaram a colheita no primeiro semestre deste ano.

Se agora o clima continuar favorável, a produção de soja poderá atingir 18,3 milhões de toneladas, 11% mais que em 2015/16, e a de milho (1ª safra) tende a alcançar 4,2 milhões de toneladas, um aumento de 28% em igual comparação. A primeira safra de feijão é outra que deverá registrar incremento expressivo - 26%, para 368,2 mil toneladas.

Conforme avaliação do Deral, os "sucessivos eventos climáticos ocorridos entre a primavera de 2015 e o inverno de 2016, que está chegando ao fim - como excesso de chuvas, seca e frio intenso - foram os principais desafios dos produtores paranaenses na safra 2015/16". Mas, pelo menos até agora, não há sinais de que uma combinação como essa vá afetar a temporada 2016/17.

Impulsionado por soja e milho, e por cooperativas fortes, o Paraná é o segundo maior Estado produtor de grãos do país. Só perde para Mato Grosso, onde a colheita também é puxada por soja e milho.

Fonte: Valor Econômico/Fernanda Pressinott


COMPARTILHE: