Notícias setorial/mercado

Colheita de trigo atinge 10% da área no Rio Grande do Sul, diz Emater

A colheita de trigo do Rio Grande do Sul atingiu nesta semana 10% da área de 1,14 milhão de hectares cultivados no Estado, e as condições das lavouras seguem favoráveis, apontou a Emater em boletim semanal na quinta-feira (23).


Cerca de metade da área plantada está em enchimento de grãos e o restante em maturação, acrescentou a empresa de assistência técnica vinculada ao governo gaúcho, após elevar na semana passada a previsão de safra do Estado que é o principal produtor brasileiro do cereal.

As condições meteorológicas na semana, como temperaturas amenas, boa luminosidade e redução da umidade excessiva, favoreceram tanto a maturação quanto o início da colheita, em especial nas áreas de semeadura mais precoce, afirmou a Emater.


“De modo geral, as lavouras de trigo apresentam elevado potencial produtivo, sobretudo nos cultivos conduzidos sob manejo adequado de adubação e controle fitossanitário”, destacou.


Uma reestimativa da safra 2025, divulgada na semana passada, elevou a produtividade prevista em 8,81% em relação à projeção inicial, para 3.261 kg/hectare.


Dessa forma, a produção de trigo deste ano deverá ter crescimento de 0,57% ante a temporada de 2024, para 3,72 milhões de toneladas, apesar de uma redução de 14,26% na área plantada na mesma comparação.


Fonte: Forbes



COMPARTILHE: