Notícias setorial/mercado

Colheita de trigo no RS alcança 42% da área projetada, aponta Emater/RS-Ascar

A colheita de trigo no Rio Grande do Sul alcançou 42% da área cultivada, após avançar 15 pontos percentuais em uma semana, mostra o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (6).


Das lavouras que ainda restam em campo, 36% se apresentam em fase de maturação; 20% em enchimento de grãos; 2% em floração. Todas já encerraram o desenvolvimento vegetativo.


Segundo a Emater/RS-Ascar, a colheita apesar dos avanços está mas o índice está inferior à média das últimas cinco safras (64%) para o mesmo período. Essa diferença reflete a maturação mais lenta das lavouras, influenciada pela alternância de períodos chuvosos e temperaturas amenas ao longo de setembro e outubro, que estenderam as fases vegetativa e de formação de grãos.


“O quadro climático das últimas semanas, caracterizado por umidade do solo elevada e boa luminosidade entre os intervalos de chuva, tem favorecido as lavouras, contribuindo para o adequado peso de grãos e para a uniformidade das espigas. A qualidade industrial do grão se mantém dentro dos padrões de panificação e de moagem observados nas melhores safras”, diz o documento.


A Emater/RS-Ascar estima a área cultivada de trigo no Estado em 1.141.224 hectares.A produtividade está em 3.261 kg/ha.


Fonte: Portal Máquinas Agrícolas


COMPARTILHE: