A sexta-feira (19/1) foi marcada por preços mais altos do trigo na bolsa de Chicago, com o aumento da demanda nos EUA puxando a valorização do cereal. Os contratos que vencem em março subiram 1,32%, a US$ 5,9325 o bushel.
Segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as vendas líquidas de trigo do país somaram 707,6 mil toneladas no período de sete dias encerrado em 11 de janeiro, acima das 128,1 mil toneladas da semana encerrada em 4 de janeiro.
Analistas já alertavam que os momentos de alta do trigo estariam relacionados a uma procura maior pela commodity americana.
Afora isso, agentes de mercado acompanham as condições das lavouras de trigo de inverno nos EUA. Algumas áreas sofrem com baixas temperaturas, e há relatos de que a cobertura de neve não atingiu nível suficiente para proteger as plantas.
Milho
O milho segue seu movimento de recuperação de preços na bolsa, uma vez que os valores ainda estão próximos de uma mínima em três anos. Os lotes para março fecharam em alta de 0,34%, a US$ 4,4550 o bushel.
O cereal avançou principalmente após dados de demanda pelo produto dos Estados Unidos. As vendas líquidas totalizaram 1,25 milhão de toneladas na semana encerrada em 11 de janeiro, crescimento de mais de duas vezes em relação às 488 milhões de toneladas da semana imediatamente anterior.
Já no curto prazo, a tendência ainda deve ser de preços mais baixos, devido principalmente, à oferta abundante nos EUA, e ainda condições ideais de plantio na Argentina.
Fonte: Globo Rural