Notícias setorial/mercado

Desafios da safra: Impacto das chuvas e El Niño na qualidade do trigo

A safra de trigo deste ano foi muito impactada pelas fortes chuvas que atingiram o sul do estado em decorrência do El Niño. Além das perdas quantitativas, houve muitas perdas na qualidade do trigo, que acabam afetando outros setores como o de produção de farinha.


O moinho casquense, que fica no Município de Casca, no Rio Grande do Sul e produz 450 mil toneladas de farinha por dia, precisou buscar outras soluções para manter a qualidade do produto, que é voltado para indústrias de biscoitos e massas.


A solução encontrada foi recorrer ao estoque de grãos de trigo da safra anterior e importar trigo Argentino. “Basicamente esse ano a gente não conseguiu qualidade aqui no estado. A não ser bem no começo da safra, que ocorreu na região noroeste do estado, os primeiros trigos que foram colhidos deu para aproveitar um pouco”, explica Sergio Collet, Fundador do Moinho Casquense.


Apesar disso, a produção de farinha não deve ser afetada.  Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Trigo, Abitrigo, o Brasil já importou mais de um 1. 800 000 de trigo Argentino. Mesmo assim, Rubens Barbosa, Presidente da Abitrigo, afirma que mesmo com as importações não é esperado um aumento do preço da farinha.


Clique aqui e confira a matéria completa na íntegra.


Fonte: Destaque Rural


COMPARTILHE: