Produtos sem glúten estão por toda a parte nos supermercados e se tornaram, recentemente, a coqueluche dos a" />

Notícias setorial/mercado

Dieta sem glúten pode fazer mal à saúde?

Produtos sem glúten estão por toda a parte nos supermercados e se tornaram, recentemente, a coqueluche dos adeptos de um estilo de vida mais saudável.

Na Grã-Bretanha, por exemplo, 7% dos adultos já afirmam que evitam o glúten devido a alguma "alergia" ou intolerância, de acordo com dados da consultoria internacional Minte.

Outros 8% da população afirmaram que evitam o glúten como parte de um "estilo de vida saudável".

O certo é que comer glúten pode gerar problemas graves de saúde para as pessoas que sofrem da doença celíaca. Mas qual é o benefício para o resto da população?

Para a maioria das pessoas, a dieta sem glúten não traz nenhum benefício prático.

O trigo, o centeio e a cevada integrais têm farelo, gérmen e endosperma, que são muito nutritivos pois têm fibras, ferro, vitamina B e cálcio.

Os alimentos livres de glúten foram feitos com grãos refinados e, por isso, só têm o endosperma e são menos nutritivos.

Se uma pessoa está pensando em abandonar o glúten, é importante que coma outros grãos como a quinoa e o trigo sarraceno.

O crescimento do mercado de produtos livres de glúten gerou lucros enormes, mas alguns dos produtos são criticados por conter altos níveis de gorduras e calorias.

O que pode levar a uma reação ao glúten?

Se uma pessoal realmente se sente mal ao consumir pães ou massas ou qualquer outra coisa que contenha glúten, é possível que ela apresente algum tipo de alergia, mas também pode ser uma intolerância ou uma doença autoimune.

Se este for o caso, as opções podem ser estas três abaixo:

Doença celíaca

É uma doença digestiva grave, de origem genética, que dura toda a vida de pessoa. Quando a pessoa ingere glúten, o sistema imunológico ataca a si mesmo, danificando as paredes do intestino delgado.

O resultado é que o corpo não consegue absorver corretamente os nutrientes dos alimentos.

A doença celíaca não é uma alergia alimentar e nem uma intolerância; trata-se de uma doença autoimune.

Não há cura e a única solução é seguir uma dieta sem glúten durante a vida inteira, inclusive se os sintomas forem mais leves.


COMPARTILHE: