Notícias setorial/mercado

Egito importa mais trigo da Rússia

As importações de trigo russo do Egito aumentaram 84% no período de março a maio em comparação com o ano anterior, informou a Reuters. O Egito é um dos maiores importadores de trigo do mundo e depende  fortemente da Rússia e da Ucrânia, que estão em guerra desde a invasão russa em 24 de fevereiro no período de três meses aumentou para 1.056.290 toneladas de 573.213 toneladas um ano antes. 


De janeiro a maio, as importações totais de trigo do Egito caíram 24% e as da Rússia caíram 30%, disse a Reuters . Mas o trigo da Rússia ainda representava mais de 50% do total. A maioria das importações de trigo russo veio do setor privado. A Ucrânia acusou a Rússia de roubar trigo ucraniano. Em maio, a Ucrânia agradeceu ao Egito por devolver uma carga que Kiev disse ter sido roubada e que Cairo disse não ter a documentação adequada, disse a Reuters. 


Alguns bancos egípcios recusaram pagamentos a entidades russas por causa de sanções, mas traders disseram que os importadores fizeram compras por meio de fornecedores em países terceiros, incluindo Emirados Árabes Unidos e Suíça. Um dos comerciantes, que pediu para não ser identificado, disse que os bancos ainda exigem papelada extra se a carga for russa. "O Egito ainda está orientado para os preços", disse um trader à Reuters . “Eles olham para isso do ponto de vista econômico. Ninguém se importa com a política disso.” 


A compradora estatal de grãos do Egito, a Autoridade Geral de Fornecimento de Commodities (GASC), continuou comprando trigo russo, mas enfrentou desafios para encontrar ofertas de frete para transportá-lo em sua última licitação neste mês, disseram quatro traders à Reuters.


Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: