Notícias setorial/mercado

Estoque russo de trigo atinge 12 milhões de t, 2 vezes maior que média de 5 anos

A consultoria agrícola russa SovEcon afirmou que os estoques de trigo nas fazendas russas somavam 12 milhões de toneladas, até o dia 1º de maio de 2023.


O diretor da SovEcon, Andrey Sizov, afirmou que os resultados são duas vezes maiores do que a média dos últimos cinco anos, ressaltando as estimativas do serviço estatístico federal Rosstat.


“O aumento substancial nos estoques pode ser atribuído à safra recorde de trigo e às exportações relativamente lentas no início da temporada de exportação”, argumentou ele, em nota.


Entre as áreas produtoras da Rússia, a região do rio Volga registrou o maior aumento nos estoques do cereal, com aproximadamente 2,7 milhões de toneladas, alta de 108% em relação ao ano passado. Os estoques na região central do país totalizaram 3,9 milhões de toneladas, aumento de 95% ante 2022. No Sul, estão 2,9 milhões de toneladas, marcando um aumento de 45% em comparação com 2022.


O Rosstat estima safra de trigo russa em 104,2 milhões de toneladas, 32% superior à média de cinco anos. Apenas no terceiro trimestre de 2022, as exportações de trigo foram estimadas em 10,1 milhões de toneladas, 16% abaixo da média.


“Apesar do ritmo de exportação relativamente lento no terceiro trimestre, a SovEcon espera um recorde de exportações para a temporada”, afirmou o diretor Sizov, destacando a previsão de vendas externas de 44,5 milhões de toneladas. “Espera-se que os estoques recordes de trigo continuem impulsionando as exportações russas de trigo e exercendo pressão sobre os preços globais”, completou Sizov.


Fonte: Money Times


COMPARTILHE: