Os estoques globais de trigo continuam diminuindo com o lançamento do relatório do Conselho Internacional de Grãos (IGC) em 18 de novembro, que mostrou a produção caindo 4 milhões de toneladas e os estoques de transporte diminuindo 2 milhões de toneladas desde as estimativas do mês passado.
O IGC disse que a previsão de produção de trigo foi reduzida para 777 milhões de toneladas, principalmente por causa de uma forte redução na produção do Irã, bem como rebaixamentos no Cazaquistão, Argélia e União Europeia. O declínio do Irã é devido a uma severa seca que reduziu a produção para uma baixa de 13 anos de 11,5 milhões de toneladas, queda de 21% no ano.
“A previsão para os estoques mundiais no final de 2021-22 foi reduzida para 274 milhões de toneladas (queda de 4 milhões de toneladas em relação ao ano anterior), representando a primeira redução global em três temporadas”, disse o IGC. “A contração anual está concentrada nos principais exportadores, onde os estoques agregados devem diminuir em 6,6 milhões de toneladas para 53,4 milhões, o mínimo desde o final de 2012-13".
Após safras abaixo da média, os Estados Unidos e o Canadá estão projetados para ficarem especialmente apertados, com 15,8 milhões de toneladas e 3,5 milhões de toneladas, respectivamente, observou o IGC.
O consumo recorde de trigo continua a impulsionar a redução dos estoques. Embora o IGC tenha cortado sua estimativa de consumo em 1 milhão de toneladas em relação ao mês anterior, o total projetado para 2021-22 de 782 milhões de toneladas é 9 milhões de toneladas acima do total recorde do ano passado e 5% maior do que o consumo global de trigo há dois anos ( 745 milhões de toneladas).
Fonte: Agrolink