Excesso de chuvas e altas temperaturas afetam trigo no Uruguai

O excesso de chuvas vem trazendo algumas complicações para o plantio de trigo no Uruguai. Os produtores não estão conseguindo entrar nas lavouras para aplicar nitrogênio e fungicidas. Em algumas zonas, foram feitas aplicações aéreas para não atrasar o tratamento em prédios afetados por ferrugem, como apontou o técnico da União Rural de Flores, Alejandro Álvarez.

"Há variedades afetadas por ferrugem e foram registrados alguns casos de BACTERIOSIS, associado ao tempo de umidade e calor", apontou.

As temperaturas acima do normal para a época aceleraram o processo de desenvolvimento das lavouras de trigo, mas este desenvolvimento acelerado pode trazer mais problemas parqa o cereal.

O boletim Monitor Agrícola disse que "os produtores confiam no manejo e na genética, mas as condições de excesso de umidade e falta de frio estão tirando o potencial de produtividade. Há lavouras que estão muito bem, enquanto outras estão regulares. Há, também, preocupação maior pela cevada".

Fonte: Notícias Agrìcolas