Notícias setorial/mercado

Expectativa é que produção de trigo em 2022 supere a do ano passado, diz Deral

A produção de trigo no Paraná em 2022 deve superar a do ano passado, conforme expectativa do Departamento de Economia Rural do estado (Deral).


Os produtores esperam colher 3,9 milhões de toneladas do cereal, enquanto em 2021 foram colhidas 3,2 milhões de toneladas, segundo o departamento.


A expectativa é positiva mesmo com uma área de plantio menor neste ano. As condições climáticas favoráveis para a plantação até o momento evitam perdas do produto.


"No ano passado, a gente teve problemas com geadas e secas e tivemos uma quebra de produtividade. Este ano, por enquanto, as condições de implantação da cultura estão muito melhores", explicou o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Godinho.


A produção no estado está na fase de semeadura, e o frio é benéfico neste período, pois ajuda no perfilhamento e na aclimatação da planta, segundo o especialista.


As maiores áreas plantadas no estado estão nas regiões de Cascavel, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, que já registraram geadas.


O frio em excesso passa a ser prejudicial caso ocorra em fases mais avançadas da plantação, em meados de agosto ou setembro.


Valor da saca

Os produtores paranaenses tinham preocupações no início do ano em relação à rentabilidade da produção de trigo porque o custo de produção do cereal teve uma alta de 64%.


Entretanto, nos últimos meses, o trigo teve uma valorização no mercado internacional.


A cotação da saca de 60 kg de trigo em junho do ano passado era de R$ 82 na região de Cascavel. Neste ano, o valor já atingiu R$ 115, e deve continuar subindo, conforme o Deral.


“O preço da saca está compensando. Se não estivesse no patamar que está hoje, com certeza a gente deixaria de plantar”, afirmou a produtora Paula Scanagatta.


Segundo o Deral, ainda é preciso analisar como o mercado vai se comportar na época da colheita, entre setembro e outubro, porque a cotação do exterior influencia diretamente no valor praticado no mercado interno.


Fonte: G1


COMPARTILHE: