Notícias setorial/mercado

FAO: Previsão de produção de cereais aumenta

Melhores perspectivas de produção de trigo impulsionaram a última previsão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura para a produção global de cereais para 2,819 mil milhões de toneladas. A produção de trigo foi revista para cima em 3,7 milhões de toneladas em Setembro, para 785 milhões de toneladas. O aumento baseou-se quase inteiramente em resultados de rendimento mais positivos da Rússia e da Ucrânia em comparação com as expectativas anteriores, disse a FAO.


Isto compensa um corte acentuado na previsão da produção de trigo do Canadá devido ao extenso tempo seco nas principais áreas produtoras. As previsões de produção de trigo para a Argentina e o Cazaquistão também foram reduzidas, uma vez que o tempo seco e quente prolongado degradou as condições das colheitas. A última previsão da FAO para a produção global de cereais secundários para 2023 manteve-se praticamente inalterada em 1,511 milhões de toneladas; no entanto, representa um aumento de 2,7% (39,2 milhões de toneladas) em relação ao ano anterior.


A produção global de milho aumentou ligeiramente em setembro devido à melhoria das perspectivas no Brasil. “O Brasil está enfrentando condições climáticas gerais favoráveis ??este ano, sustentando as excelentes perspectivas, com a produção atingindo um nível recorde em 2023”, disse a FAO.


As plantações um pouco inferiores às anteriormente previstas reduziram as perspectivas de produção de arroz no Bangladesh, na Nigéria e nas Filipinas desde Setembro. No entanto, estas revisões foram largamente compensadas por melhorias nos Estados Unidos, onde as autoridades relatam que ocorreu uma recuperação de área ainda mais pronunciada nesta época, e na Costa do Marfim, onde as expansões de plantação, juntamente com condições de crescimento geralmente favoráveis, parecem destinadas a traduzir-se em uma colheita recorde.


Fonte: Agrolink

COMPARTILHE: