Os contratos futuros de trigo subiram nas negociações da noite para o dia, com os caçadores de pechinchas entrando nos mercados depois que os preços caíram. De meados de abril até o início de maio, os preços caíram com a expectativa de aumento da produção global ano a ano e com a precipitação nas planícies do sul dos EUA.
A produção mundial está projetada para aumentar para 789 milhões de toneladas pelo Departamento de Agricultura dos EUA. Se concretizado, isso representaria um aumento de 779,1 milhões de toneladas no ano anterior. Os futuros se recuperaram ligeiramente antes de cair novamente no fechamento de ontem. Os investidores durante a noite provavelmente estavam comprando contratos depois que os preços atingiram um piso.
Os contratos futuros de milho foram pouco alterados durante a noite, enquanto a soja ganhou antes do relatório de estimativas de oferta e demanda agrícola mundial (WASDE) de hoje do USDA. Os analistas esperam que o governo eleve ligeiramente suas perspectivas para os estoques de milho, feijão e trigo de safras antigas em relação ao relatório de abril. Prevê-se que os estoques finais globais de milho e soja caiam estreitamente.
Os comerciantes também estão focados na Iniciativa de Grãos do Mar Negro, o acordo que mantém o fluxo de produtos agrícolas da Ucrânia, que deve expirar em 18 de maio sem prorrogação. Embora nada oficial tenha sido anunciado, a agência de notícias estatal russa TASS disse hoje que o acordo foi prorrogado por 60 dias, citando uma pessoa familiarizada com as negociações.
O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse em comunicado que os negociadores da Ucrânia, Rússia, Turquia e das Nações Unidas estão se aproximando de um acordo de extensão. Ainda assim, nada foi definido, então, por enquanto, pelo menos, o acordo não foi oficialmente estendido.
Fonte: Agrolink