Governo começa em Ijuí ação para fechar vazio outonal no RS

Teve início no Rio Grande do Sul ação do Programa de Sementes Forrageiras para fechar o vazio outonal (período do pós-colheita de verão e o plantio de inverno). Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa (Passo Fundo) e Emater/RS-Ascar estiveram em três propriedades rurais do município em que os produtores de leite implantaram sementes adquiridas por meio do Programa.

"Eu vou plantar trigo para melhorar a pastagem do gado", disse o produtor de Linha Oito Norte, Rudimar Bönmann. "Estamos confiantes que iremos progredir e melhorar as pastagens da propriedade", concluiu Bönmann.

O engenheiro agrônomo da Embrapa, Cristiano Tomasi, irá manter contato permanente com os produtores a fim de monitorar o desempenho das forrageiras na lavoura. "A ideia é trazer opções de genética de materiais e cereais de inverno que tenham qualidade superior de forragem para tentar fechar o vazio outonal", disse Tomazi. "Nós temos um volume de área gigantesco no Estado que normalmente não é aproveitado, ou por falta de opção, ou por falta de informação", completou o pesquisador da Embrapa.

A Emater/RS-Ascar também irá acompanhar o trabalho dos produtores, com foco no manejo. "Vamos mensurar a produção de massa verde e orientar sobre adubação e manejo destes pastos, principalmente sobre o momento de entrada e saída de animais, para que o agricultor tenha maior rentabilidade destes materiais ofertados hoje pela Embrapa", disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Gilberto Bortolini.

"Estamos aqui para conversar com os agricultores, ver as áreas onde as forrageiras serão implantadas. Queremos multiplicar estas informações para o maior número possível de produtores", resumiu o representante da SDR, Jonas Wesz.

Fonte: Agrolink