Iapar comemora 46 anos com livro e nova cultivar de trigo

Os 46 anos do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) foram comemorados na manhã desta sexta-feira (29), em Londrina, com a entrega de nova cultivar de trigo, o lançamento de um manual para o cultivo de seringueira, inauguração de novo laboratório e premiações, entre outras atividades. "Esta instituição é um porto seguro da agropecuária nacional. Quando temos dúvidas sobre o que fazer nas lavouras, batemos na porta do Iapar", afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, George Hiraiwa, presente à solenidade.

O diretor-presidente Florindo Dalberto, que participou do processo de fundação do instituto, no final dos anos 1960, lembrou a participação da instituição nos avanços da agropecuária paranaense ao longo das últimas.

O livro "Cultivo de Seringueira no Paraná" é um minucioso compêndio sobre procedimentos técnicosem todas as etapas de cultivo. "São quase 30 anos de pesquisas condensados no livro", resume o engenheiro florestal André Luiz Medeiros Ramos, autor da obra juntamente com os pesquisadores Jomar da Paes Pereira e Alex Carneiro Leal.

Já a nova cultivar de trigo IPR Potyporã - que significa "planta bonita", em tupi-guarani - alia alto desempenho no campo com excelente qualidade industrial para a fabricação de pães. Foi desenvolvida em parceria entre o Iapar e Fundação Meridional. Os secretários George Hiraiwa, de Agricultura e Abastecimento, e Décio Sperandio, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, inauguraram o novo laboratório de solos e da unidade de beneficiamento de sementes. Durante a solenidade foram anunciados também os vencedores do projeto Vigilantes do Amanhã, parceria do Iapar, Núcleo Regional de Educação de Londrina e FOLHA CIDADANIA.

Fonte: Folha de Londrina