Um dos maiores desafios dos consumidores, no mundo todo, é examinar com todo o cuidado todas as informações " />

Notícias setorial/mercado

Internet ajuda consumidores a decifrar rótulos dos alimentos

Um dos maiores desafios dos consumidores, no mundo todo, é examinar com todo o cuidado todas as informações dos rótulos de alimentos industrializados. É desafiador porque às vezes a visão já não ajuda. A letrinha é pequena. E tem muita informação importante ali. Mas a internet tem ajudado muita gente.

Olhar, entrar, parar, escolher, encher a cesta, calcular para pagar. Um verbo importante ficou fora dessa lista. Ninguém diz que vai ao supermercado para ler.

Circe Rodrigues, dona de casa: Eu pego e vejo só a data de validade, se está bom e tal, e levo.
Jornal Nacional: O rótulo não?
Circe Rodrigues: Não. Que que tem a ver o rótulo?

Tem muita informação importante ali.

O consumidor chega apressado, com uma lista de compras para fazer e a última coisa em que ele pensa é ler o rótulo dos produtos. E além disso, às vezes os nomes são tão complicados e as letrinhas são tão miúdas que é preciso um trabalho de detetive para entender o que está escrito.

"É igual bula de remédio. É difícil de ler. E quando consegue ler, é difícil de entender.", disse o engenheiro aposentado Geovah Machado.

Uma dica simples ajuda a entender melhor essas letrinhas: a lista de ingredientes obedece a uma ordem. O primeiro item da lista é o que está em maior quantidade no produto.

"Os ingredientes, eles tão sempre listados em ordem decrescente. Então os primeiros ingredientes listados, primeiro, segundo, terceiro, é o ingrediente que tem maior quantidade dentro daquele produto", explicou a nutricionista Isabel Jereissati.

Jornal Nacional: Você sabia disso?
Consumidora: Nunca passou pela minha cabeça uma coisa dessa.

O olhar atento da nutricionista vai traduzindo as embalagens. Mas como não é sempre que a gente pode ir ao supermercado com uma especialista, dá para buscar ajuda na internet.

Um grupo de Porto Alegre criou um site que avalia os rótulos.

"Recebi agora a foto do Pedro. Essa barrinha que ele mandou tem muito açúcar, o açúcar está em primeiro lugar na lista de ingredientes. Então é uma barrinha que praticamente tem mais açúcar que cereal. É uma barrinha de açúcar a gente poderia chamar", explicou Samantha Peixoto, nutricionista do site 'Fechando o Zíper'.

Em São Paulo, a jornalista Francine Lima leva a câmera para cozinha e grava vídeos explicando as embalagens.

"Se o primeiro item da lista é açúcar, você já sabe que isso é uma sobremesa e não é um alimento para você comer como se fosse uma refeição", Francine Lima, criadora do canal 'Do campo à mesa'.

Açúcar que aparece disfarçado com vários nomes diferentes em cada produto.

"A gente tem a glicose, o xarope de milho, ou xarope de glucose, o próprio açúcar, o açúcar mascavo, maltodextrina, são tipos de açúcar", explicou a nutricionista Isabel Jereissati.

A ordem dos ingredientes também faz diferença no pão integral. Muitas vezes o principal ingrediente é farinha comum, que aparece com o nome de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

"A legislação, ela permite que o produto, ele venha escrito integral, mas na verdade ele não tem tanta farinha integral assim", apontou Isabel Jereissati.

As letras podem ser pequenas, escondidas, complicadas. Mas para quem se acostuma a enfrentar o desafio, o rótulo tem cada vez menos mistério.

Fonte: Jornal Nacional - Assista em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/09/internet-ajuda-consumidores-decifrar-rotulos-dos-alimentos.html


COMPARTILHE: