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Lanches ganham espaço no cardápio, aponta pesquisa global da Nielsen

Um Estudo Global sobre Alimentos para Lanches realizado pela consultoria Nielsen destaca uma excelente notícia para o nosso setor: o mercado de lanches está em crescimento. Este tipo de alimento ganha mais espaço no cardápio das pessoas por sua praticidade, fator determinante para o consumidor que estão em busca de refeições cada vez mais rápidas e práticas.

A consultoria entrevistou no último mês de maio 30 mil consumidores com acesso à internet, em 60 países, para entender o comportamento das pessoas em relação às refeições. A pesquisa apontou que os alimentos para lanche (pães, frios, biscoitos, frutas, verduras, entre outros) estão mais presentes no dia a dia da população em todo o mundo.

Um total de 76% dos entrevistados disseram comer lanches com frequência e 45% consomem lanches como alternativa às refeições. Alguns justificaram como autorrecompensa, outros para melhorar o humor, controlar o peso ou porque estão estressados. O mercado para este tipo de refeição movimentou US$374 bilhões no último ano, sendo US$30 milhões na América Latina.

Ainda que a pesquisa mostre algumas preferências por determinados produtos, a escolha pelos alimentos para lanches costuma ser variada. Segundo o estudo, em um período de 30 dias, ao menos metade dos entrevistados afirmou que consumiu biscoitos (51%) e pães/sanduíches (50%). Os alimentos mais macios, como os bolinhos recheados (salgados 26%) e massas instantâneas (26%), também estiverem presentes no dia a dia dos entrevistados.

Além disso, cada região também apresenta um gosto diferente em relação aos lanches. Na Europa, os confeitos que incluem doces à base de açúcar, como chocolate, balas e gomas de mascar, representam a maior participação do mercado e movimentam US$ 46,5 bilhões. Já na América do Norte, salgadinhos respondem por mais de um quinto das vendas de alimentos para lanches (US$ 27,7 bilhões). Na Ásia/Pacífico, os refrigerados representam quase um terço da categoria, movimentando US$ 13,7 bilhões. E na América Latina, os biscoitos e bolinhos totalizam mais de um quarto das vendas totais, chegando a US$ 8,6 bilhões. Ainda na América Latina, as vendas de salgadinhos temperados, que incluem biscoitos salgados, biscoitos de arroz e torradas de pão sírio, tiveram um aumento de 21% no último ano.

É importante ficarmos atentos às tendências para oferecer o que o consumidor está buscando: praticidade, sabor e saudabilidade. Só assim fortalecemos nossos produtos e estaremos presentes na casa de cada vez mais famílias. Contamos com vocês para continuar inovando e crescendo sempre!

Fonte: Palavra do presidente - Abimapi


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