No Uruguai, a colheita de trigo entrou em sua etapa final. Os resultados serão mais equilibrados do que o previs" />

No Uruguai, colheita de trigo chega à reta final

No Uruguai, a colheita de trigo entrou em sua etapa final. Os resultados serão mais equilibrados do que o previsto no começo da colheita, com rendimentos médios não tão altos e níveis de proteína normais, conforme informaram técnicos do Grupo Trigo para o site TodoElCampo.

Luis Simean, gerente comercial da Copagran Paysandú, disse que a colheita nesta zona já foi finalizada, com um rendimento médio estimado em 50 sacas por hectare. Os trigos mais adiantados tiveram melhor volume de produção do que os mais tardios. Estes últimos, afetados pelo excesso de chuvas de abril, "tiveram mais problemas de implantação, com um padrão não muito bom de plantas e chegaram ao enchimento de grãos muito próximos ao verão. Foi um enchimento de grãos mais rápido que culminará em um grão de qualidade inferior aos grãos dos cultivos mais adiantados.

Os primeiros resultados de proteína baixa nos grãos estavam mais associados aos cultivos mais aidantados, que tiveram um enchimento de grãos muito bom e a proteína ficou diluída no peso do grão. Os cultivos mais tardios, que tiveram um rendimento menor, melhoraram em proteína. Logo, a média proteica deve vir bem.

Leonardo Olivera, técnico da Copagran em Colonia, disse que em sua zona a colheita avançou rápido na última semana, com quase 80% da área plantada já colhida.

Nesta zona, o rendimento do trigo que foi plantado mais cedo fica próximo de 67 sacas por hectare. O trigo que foi plantado mais tarde, afetado pelas chuvas de abril, fica por volta das 50 sacas por hectare. A média geral é de 58 sacas por hectare.

(Fonte: Todo El Campo / Notícias Agrícolas)